Sexismo: o que é, como reconhecer e combater esse preconceito

Sexismo: o que é, como reconhecer e combater esse preconceito

Sexismo: o que é, como reconhecer e combater esse preconceito

A discriminação sexual é um tema que ganhou uma má reputação nos debates sociais, políticos e econômicos nos últimos anos, e as redes sociais têm desempenhado um papel importante na abordagem desta questão.

Embora amplamente debatido, seu conceito ainda é um pouco distorcido. Confira nosso guia final sobre viés sexual, suas consequências e como combatê-lo.

O que é preconceito sexual?

  • Vistas daqueles que entendem o tópico
  • Atitudes Sexuais no Dia
  • Como Combater o Preconceito Sexual
  • O que é preconceito sexual?

    iStock

    O preconceito sexual não é mais do que discriminação de gênero, e esse é o preconceito que você tem para alguém simplesmente por causa do gênero. Em nossa sociedade, a inteligência é a maior causa de viés de gênero.

    Na comunidade de gênero, por exemplo, a desigualdade de gênero tem sido visível desde a infância, quando as meninas são introduzidas na vida doméstica e mães através de jogos como bonecas e panelas, enquanto os meninos são incentivados a ser jogadores de futebol, astronautas e cientistas.

    Com essa aparente disparidade de gênero, o viés sexual continua a se apresentar em todas as áreas e etapas da vida de uma pessoa, com repercussões diretas na sociedade.

    O preconceito de gênero da sociedade sexual

    funciona.

    Alguns destes atos sexuais podem ser visualizados em nossa sociedade, concentrando-se mais neles e, portanto, vamos imaginá-los

    Um exemplo que vivemos em uma sociedade preconceituosa é quando falamos sobre a diferença salarial entre homens e mulheres. Talvez você esteja se perguntando se essa distinção é real, mas nós garantimos isso!

    Para confirmar esta informação, uma pesquisa da Associação Americana de Universidades Universitárias (AAUW) mostrou que não há lugar no mundo onde as mulheres ganham mais que os homens, mesmo com experiência acadêmica e alta experiência profissional. Dessa forma, à medida que refletimos mais sobre esses dados, reconhecemos que o mercado de trabalho em que estamos introduzindo traz o sexo em bases institucionais.

    Outro exemplo de preconceito sexual em nossa sociedade é quando as instituições perpetuam estereótipos que ignoram as escolhas individuais, como quando uma escola para crianças pede um material azul para uma criança do sexo masculino.

    Crenças A nossa sociedade reconhece preconceitos de género há séculos e reflete-a em diversas situações, desde a formação das crianças até à empregabilidade feminina no mercado de trabalho. Nossa sociedade perpetua a discriminação sexual por gerações.

    Comportamentos sexuais

    Comportamentos sexuais são baseados na discriminação de gênero. São repetidos por homens e mulheres sem a consciência dessas pessoas e contribuem para a promoção do preconceito sexual em nossa sociedade.

    Estes comportamentos podem ser identificados como machismo, femismo ou mesmo transfobia e LGBTophobia. Eles existem em muitas áreas de nossas vidas, como trabalho, casa, amigos ou relacionamentos. Ainda é possível identificar comportamentos sexuais em programas de televisão, novela, filmes e muito mais.

    Alguns comportamentos sexuais são conhecidos como discriminação sexual de caridade. Faz parte dos nossos hábitos e é normal. Um exemplo desse comportamento sexual caridoso é quando um homem puxa uma cadeira para uma mulher sentar em um restaurante ou pagar a conta no jantar. São hábitos que a sociedade considera inocente e beneficia as mulheres.

    No entanto, esses comportamentos estão enraizados no preconceito sexual. Quando pensamos criticamente, notamos que o garçom, em sua maior parte, entrega a conta diretamente ao homem, assumindo que ele será responsável por pagá-la.

    Esses comportamentos são naturais, mas representam estereótipos em uma sociedade tendenciosa.

    Relações sexuais

    A discriminação sexual também existe nos relacionamentos. Quer sejam amantes ou não, é possível identificar a discriminação de gênero em alguns desses relacionamentos. Alguns hábitos se perpetuam e levam a danos à sua saúde.

    Em um relacionamento amoroso baseado no viés sexual, é possível determinar a imposição de um parceiro, sendo a pessoa que controla o relacionamento. Um exemplo disso é quando um homem faz um negócio em casa porque acredita que a mulher é a melhor na realização do trabalho.

    Nas relações familiares, atitudes sexuais, como a diferenciação na criação dos filhos, também podem ser identificadas. Os meninos são criados de alguma forma e as meninas são de outra maneira. É comum identificar famílias que não conhecem homens que contribuem para o trabalho doméstico, por exemplo, atribuindo essa tarefa às mulheres desde a infância.

    Os pontos de vista daqueles que entendem o assunto

    A discriminação contra as mulheres era uma agenda altamente suspensa nas redes sociais. Esse tema é trazido cada vez mais pelos influenciadores. É por isso que compilamos uma lista de vídeos para usuários do YouTube que explicam o que é discriminação sexual e trouxeram muita informação sobre isso

    O que é preconceito sexual? Neste vídeo, Aline Paes de "Don't Save Me" fala pouco sobre os termos controversos nos últimos anos. Eles explicam de forma clara e concisa o preconceito de gênero, o feminismo, o ódio das mulheres e o assassinato de mulheres. É um vídeo muito informativo e fácil de entender.

    Neste vídeo, o tópico é como educar seu filho de maneira não sexual. No canal do YouTube, Loos, Babi Thomaz fala sobre como a sociedade estimula a criatividade no modelo binário, onde há jogos de garotas cor-de-rosa e garotos azuis.

    Discriminação contra as mulheres negras [19659014]

    O vídeo fala sobre como aumentar a taxa de assassinatos de mulheres contra mulheres negras nos últimos anos. Além disso, o vídeo ilustra um pouco sobre a ausência de mulheres no mercado de trabalho e a falta de oportunidades disponíveis para elas.

    O cinema é considerado um meio altamente sexual e é considerado um intermediário da discriminação sexual. Nos últimos anos, atrizes como Meryl Streep usaram sua voz para criticar o machismo existente na indústria cinematográfica. Para deixar isso mais claro, o vídeo acima trata de como os filmes podem ser feitos sexualmente através de personagens, indicações de prêmios e muito mais.

    Estou fazendo sexo com você

    Em busca de sexo com você

    Quase todas as atitudes sexuais que ocorrem em nossos dias

    Já vivenciamos atitudes sexuais em nossa rotina. Seja no trabalho, amigos, em casa ou na rua, é possível identificar algumas situações em que há viés de gênero.

    Para ilustrar isso, vamos esclarecer as 13 atitudes sexuais que ocorrem em nossa vida diária. Alguns deles passam despercebidos e são considerados naturais, como mencionado acima. Check-out:

    Linguagem do Preconceito Sexual

    Em nosso idioma Português, encontramos um viés sexual através de alguns detalhes. Quando nos referimos a um termo genérico, usamos o artigo masculino. Por exemplo, quando falamos de uma mulher e um homem trabalhando em arquitetura, estamos falando de "arquitetos". Embora seja um grupo que inclui a maioria das mulheres, o artigo masculino é usado para se referir a todos.

    Sexualidade e Socialização

    A educação é para fornecer treinamento e desenvolvimento para o homem nos campos material, intelectual e moral. Já a socialização é a introdução do homem em coletivo, de modo que costumes e crenças comuns se tornam comuns. Tanto a educação quanto a socialização podem ser consideradas sexuais, uma vez que perpetuam certos valores que excluem ou aumentam um determinado gênero. Habilmente, a separação das atividades esportivas entre os sexos traz um fardo sexual per se. Tornou-se normal separar as atividades entre meninos e meninas.

    Já no caso da educação sexual, os papéis sociais dependem da dualidade de gênero que foi estabelecida ao longo dos séculos. Nesta educação sexual, é possível identificar certas atitudes, como "uma mulher nasceu para ser mãe", mesmo que ela não desejasse.

    Licença de maternidade x licença maternidade

    Obviamente, as mulheres precisam de muito tempo depois de terem um filho, já que na maioria das vezes precisam ser curadas desde o nascimento, assim como a amamentação. Mas as diferenças param por aí (e se o bebê não amamentar, as diferenças terminam cedo). Alguma vez você já se perguntou por que a paternidade não é permitida com licença maternidade? Por que, para a sociedade, os pais são os provedores da família e não podem co-patrocinar o primeiro filho?

    A discriminação sexual é mais claramente vista quando a pesquisa mostra que muitas mulheres deixam seus empregos exclusivamente para criar seus próprios filhos, enquanto os homens, em sua maior parte, limitam-se a ajudar a construir ou manter um lar.

    Banheiros duplos

    Esta questão ainda é muito delicada e divide opiniões. Os banheiros binários são banheiros separados para as espécies feminina e masculina, alheios à diversidade de espécies existentes.

    A polarização entre homens e mulheres indica que outras espécies não são bem-vindas, exceto pela escolha no momento do uso do banheiro

    Mercado de Trabalho

    O mercado de trabalho continua altamente influenciado por gênero, especialmente a discriminação sexual. Traz em si um conjunto de atitudes que sublinham a desvalorização do trabalho das mulheres.

    As mulheres brasileiras recebem cerca de 30% menos homens do que homens no mercado de trabalho. Mesmo com mais experiência e estudos, as mulheres ainda precisam obter um salário equivalente. Dessa forma, percebe-se que ainda existe muita discriminação de gênero no mercado de trabalho.

    Divisão do Trabalho Doméstico

    A divisão do trabalho doméstico no Brasil ainda é muito desigual. Na maioria das famílias, as mulheres são responsáveis ​​pela maioria dos cuidados domésticos. Um estudo do Instituto mostrou que as mulheres realizavam 10 horas a mais de tarefas domésticas do que os homens.

    Entretanto, é importante enfatizar que essa sobrecarga de trabalho doméstico para mulheres é o resultado de séculos de discriminação com base no sexo e que os homens acabam refletindo esse comportamento sem saber que é prejudicial.

    Mansplaining

    As palavras inglesas "man" e "annotation" formam juntas o termo mansplaining. Este termo é como os homens tendem a explicar algo que é óbvio para as mulheres e muitas vezes sabem disso.

    Um exemplo dessa atitude é quando um homem tenta explicar a você ou a uma mulher, ou a um aborto ou menstruação. Dois temas pertencentes ao universo feminino. Explique como se você não soubesse o que é, dê uma pequena lição sobre isso.

    Manterrupting

    A província significa "homem do condado". O termo é usado para casos em que um homem interrompe o discurso de uma mulher.

    Maternidade

    Uma das situações em que encontramos uma grande presença de discriminação sexual é quando falamos sobre a maternidade, a mulher cortou sua fala para que o homem possa falar ou às vezes pegar o homem. Há uma pressão social sobre a mulher, em algum momento de sua vida, para se tornar mãe. Essa pressão é o resultado de uma sociedade patriarcal baseada no viés sexual que promove a paridade de gênero, onde as mulheres estão destinadas a se multiplicar.

    Liberdade Sexual

    A atitude sexual é muito comum à liberdade sexual. A bissexualidade tende a julgar certos comportamentos como verdadeiros ou falsos para cada sexo.

    Por exemplo, lembre-se das vezes em que uma mulher é julgada como tendo o mesmo comportamento sexual que um homem. A liberdade sexual dos homens é muito maior do que a das mulheres.

    Anúncios Sexuais

    Você já viu um anúncio de cerveja mostrando uma mulher mais do que cerveja ela mesma?

    Este é um exemplo de propaganda sexual que promove estereótipos e crenças que enriquecem o preconceito sexual em nossa sociedade.

    Este é um exemplo de propaganda sexual que promove estereótipos e crenças que enriquecem o preconceito sexual em nossa sociedade. Segurança

    Incerteza em um lugar ou situação é uma das grandes características de uma sociedade sexual. Muitas mulheres se sentem ameaçadas a andar na rua só porque são mulheres.

    Esse medo é reforçado pelos dados. O Brasil é o quinto país a classificar as mortes violentas por mulheres e o país onde a maioria dos homossexuais é morta no mundo, indicando que o preconceito sexual pode assumir dimensões ameaçadoras.

    A cultura do estupro

    A cultura do estupro é o resultado de uma sociedade tendenciosa na qual a autoridade patriarcal tem poder suficiente. Quando falamos sobre a cultura do estupro, nos referimos à socialização em que os homens estão incluídos. Essa socialização é baseada no domínio dos homens sobre as mulheres. Neste, é possível identificar músicas, filmes, textos, vídeos e outros recursos que podem estar relacionados ao estupro.

    Dentro desta mesma socialização, um é o culpado pela vítima. Nossa sociedade, principalmente homens e mulheres, procura justificar o estupro distribuindo julgamentos às vítimas. Ao tentar trazer responsabilidade para a vítima por causa de sua vestimenta ou comportamento, revertemos e reforçamos o comportamento sexual.

    Essas posições contribuem para um mundo mais justo e justo.

    Educação não-sexista

    Este é talvez o passo mais importante para alcançar uma sociedade não-sexista, e este é talvez o passo mais importante para alcançar uma sociedade sem preconceitos. É necessário educar nossos filhos na busca da igualdade.

    Pais e professores devem estar conscientes de seus papéis na educação e socialização das crianças. Assim, se continuarmos a educar nossas crianças com base na cultura do sexo, não seremos capazes de alcançar a igualdade de gênero e perpetuar a intolerância e os preconceitos.

    Discriminação

    Democratização do mercado de trabalho

    A maneira de combater a discriminação sexual no local de trabalho é buscar políticas salariais justas e equitativas que respeitem a formação acadêmica e a experiência profissional de cada funcionário. É proporcionar igualdade de oportunidades para a diversidade de raças e sempre orar pelo respeito com os colegas e entender a importância de cada um dentro da organização.

    Melhorando a Liderança Corporativa nas Mulheres

    Uma forma de alcançar uma sociedade preconceituosa é proporcionar às mulheres maiores oportunidades. Muitas mulheres não conseguem acessar a posição de liderança por causa da cultura sexual encontrada em muitas empresas. Portanto, incentivar as mulheres a dirigir é uma das grandes atitudes adotadas pelas empresas para desenvolver um mercado de trabalho mais justo e justo.

    Comportamento de repreensão sexual

    Essa atitude é muito simples e pode ser adotada por qualquer pessoa em uma rotina. Entender o comportamento do preconceito sexual é corrigir algumas linhas de amigos e conhecidos e atrair a atenção de alguém que está fazendo uma piada sexual, por exemplo.

    Também é possível repreender estes comportamentos de forma mais negativa, expondo conteúdos, vídeos e perfis que falam de movimentos que buscam alcançar a igualdade entre as espécies.

    Como você viu, os hábitos sexuais podem estar presentes em nossas vidas diárias, na escola, no trabalho, na rua e até mesmo em casa.

    19659002] No entanto, é possível mudar a sociedade através de pequenas empresas.

    Após a discriminação com base no sexo: o que é, como identificar e combater este preconceito apareceu pela primeira vez em Tips for Women

    No comments.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *